Esquema elétrico residencial

Ao procurar um aparelho elétrico, um eletrodoméstico comum, porém moderno e que geralmente costuma facilitar a nossa vida, a gente só liga para o preço, as vantagens que ele nos dará e o tempo de garantia, é rara as vezes em que nos preocupamos de fato com a tomada que vai fornecer a energia elétrica necessária para que essa nova aquisição funcione. Uma das primeiras coisas é que desde 2010 todos os novos aparelhos já começam a vir com o terceiro pino da tomada que liga ao fio terra da casa, daí saímos procurando um adaptador visto que 80% dos lares não têm as tomadas com entradas novas, depois, é que tentamos forçar a memória para saber se a tomada de nossa casa é 220V ou 110V. Como saber dessas informações? Conhecendo o esquema elétrico residencial de onde moramos.

quadro elétrico residencial

O esquema elétrico residencial é um desenho básico do mapa que define como está feito, ou como será feito, todas as tomadas e fiações elétricas de uma casa, empresa, prédio, etc. Nele o engenheiro elétrico vai colocar a quantidade de tomadas que a casa deverá ter e como nosso quadro de força deverá ser composto para suportar tomadas com uma voltagem maior. Antigamente as pessoas que moravam de aluguel não sabiam desse detalhe e acabavam estourando aparelhos que funcionavam em 110V porque os ligavam em tomadas 220V sem saber. Hoje, alguns aparelhos, como secadores de cabelos, já vem com tomada bivolt.

quadro elétrico residencial 2

Para fazer um esquema elétrico residencial a primeira coisa que se deve ter em mãos é a base da ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas) que diz quantos disjuntores devem ser obrigatórios em nosso quadro e qual a corrente que eles devem suportar. Os demais, serão estudados por quem vai construir ou reformar a casa. Esse tipo de preocupação quem deve ter é o arquiteto ou engenheiro que está construindo o imóvel, caso você more de aluguel e deseja saber sobre as tomadas de sua residência entre em contato com sua imobiliária, pois eles devem dispor isso a você.

Você vai gostar...

1 Response

  1. Sidnei Alves Magalhães disse:

    Favor enviar conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

     

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>